Artista Vencedora da Open Call – Inês França

Artista Vencedora da Open Call – Inês França

Inês França é a artista vencedora da open call da sessão de Junho do Cineclube Campo Aberto na Brotéria, onde apresentará a curta-metragem “An Ode” (2020) que se relaciona livremente com o tema da sessão deste mês “Ver de Novo”. Neste artigo, podem ficar a conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho. Passem pela sessão já no dia 17/06/2022 às 18H na Brotéria, em Lisboa, para ficarem a conhecer este seu trabalho!

Sinopse: “An Ode” é um projeto que partiu do autoconhecimento pessoal através de confrontação de emoções e pensamentos, proporcionado pelos tempos de quarentena e isolamento. Um projeto autobiográfico, que trabalha ideias como a sensibilidade e a emocionalidade, nos seus sentidos negativos, como o partido e o despedaçado, e nos seus sentidos positivos, como a luz e o brilho, e principalmente através da decisão de tratar todo este tema de uma forma visualmente apelativa, tornando todas estas questões quase como um apaziguamento de quem estas coisas sente e vive.

INÊS FRANÇA, natural do Porto a residir neste momento em Lisboa. Frequentei o curso de Fotografia na Escola Artística Soares dos Reis e licenciei-me em Som e Imagem na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Descrevo todo o meu trabalho onusto de um cariz muito pessoal e principalmente autobiográfico, utilizando linguagens e expressões que me permitam abordar assuntos inerentes a mim. Os meus principais objetivos enquanto criação e produção de objetos artísticos, passam por durante o processo criativo tornar estes projetos numa forma de conhecer melhor tudo o que de mim faz parte, assim como tudo o que me rodeia, muitas vezes tratando a criação como uma autoterapia para certas questões. O objetivo passa de igual forma por conseguir que posteriormente as pessoas se identifiquem com estes projetos, principalmente se estas mesmas questões lhes forem próximas, fornecendo-lhes uma visão e uma perceção pessoal e possivelmente diferente das delas.

Podem ficar a conhecer melhor o seu trabalho aqui, nas imagens abaixo, nas suas redes sociais @in.fra.es ou na sessão de amanhã!

“An Ode” 2020 Still 1
“An Ode” 2020 Still 2
as águas correm sempre, 2019
(analógico)
Caderninho
Caderninho